Manter a contabilidade em dia significa muitos benefícios para uma empresa. Se você ainda não conhece as vantagens para o seu negócio de manter sua contabilidade em dia, vale a pena ler esse artigo!

Quando organizada e em dia, a contabilidade é capaz de oferecer informações relevantes para a tomada de decisão de gestores, além de prever situações de risco para a empresa, tanto no presente quanto no futuro.

Não é a toa que se diz por aí que o contador é uma peça fundamental para a saúde financeira de um negócio.

Ter a escrituração contábil desatualizada é o mesmo que não cuidar da saúde do seu negócio. Por isso, se você pretende dar vida longa à sua empresa, estar com a contabilidade em dia é o primeiro passo.

Além de promover a sustentabilidade de um negócio, a contabilidade em dia oferece ainda mais vantagens.

  • Manter o Controle Financeiro e Econômico

Não importa o tamanho da sua empresa, o controle dos recebimentos e pagamentos é imprescindível para a sua sustentabilidade. Afinal, quando se tem um negócio, o objetivo é ter lucro e qualquer pequeno deslize pode comprometer o resultado final.

Fundamental para se evitar prejuízos na hora da venda, calcular o custo correto da mercadoria vendida, ou mesmo do serviço ofertado, só é possível quando se tem todos os registros financeiros em dia. Sem esse controle, você pode vender e ter perdas devido ao valor que está cobrando.

Saber onde e como se gasta, quanto se ganhou e com o que, permite que o empreendedor invista seu tempo, energia e recursos no que realmente vale a pena, contribuindo para manter a boa saúde do negócio.

  • Facilitar a Tomada de Decisões

O registro atualizado das transações financeiras da empresa tem como resultado o amplo conhecimento de todos os números e facilita a tomada de decisões mais rápidas e confiáveis pelos administradores.

Com uma contabilidade em dia fica mais fácil, por exemplo, saber se alterações administrativas estão produzindo o resultado esperado ou se novas mudanças precisam ser feitas. Devemos reduzir preços de um determinado produto para aumentar vendas e diminuir os estoques? Devemos fechar uma filial para investir em outra? São perguntas importantes, e depois de tomada a decisão, é necessário acompanhar seus resultados, o que facilmente se pode fazer com uma contabilidade devidamente atualizada!

Com o acompanhamento da escrituração contábil é possível estabelecer indicadores e metas, decidir sobre novos investimentos, campanhas de marketing, contratação de funcionários, desenvolvimento de novos produtos e outras ações que possam impulsionar o negócio.

  • Evitar a Aplicação de Sanções pelo Recolhimento Incorreto de Tributos

Um dos grandes benefícios de ser manter a contabilidade da empresa atualizada é evitar o não pagamento de algum tributo. O Fisco costuma aplicar pesadas sanções às empresas que não cumprem com suas obrigações tributárias, bem como, não recolhem seus impostos de forma correta.

Com uma contabilidade em dia, esse tipo de situação praticamente não ocorre, evitando que a empresa seja onerada com a aplicação de penalidades.

  • Evitar Problemas Trabalhistas

Já imaginou ser condenado em uma reclamação trabalhista a pagar algo que já foi pago a um funcionário porque simplesmente não conseguiu provar o pagamento? Impossível acontecer isso se tudo estiver em dia, já que você teria encontrado fácil todos os registros e comprovantes de pagamentos.

Se a empresa for acionada na justiça trabalhista, uma contabilidade bem feita, organizada e em dia será determinante na hora da contestação. Sem falar que irá facilitar também o trabalho da perícia contábil, caso seja ela necessária, diminuindo as chances de algum erro que venha a prejudicar o negócio.

  • Pagar Menos Impostos

Sabemos da importância e do quanto os impostos são indispensáveis para o bom funcionamento do Estado. Mas é claro que ninguém quer pagar mais impostos do que o devido.

Um grande benefício de uma escrituração contábil em dia é mostrar a real situação da empresa e ajuda a avaliar qual o melhor regime de tributação em função do momento, assim como identificar a melhor hora para alterá-lo.

  • Apuração de Lucro para Distribuição aos Sócios sem a Incidência de Tributos

A distribuição do lucro de uma empresa entre seus sócios é muito benéfica, servindo para os empresários justificarem seus lucros perante a Receita Federal.

Os valores recebidos não ficam sujeitos à incidência do imposto de renda na fonte, nem integram a base de cálculo do imposto de renda do beneficiário, já que isso caracterizaria uma bi-tributação.

Se a empresa estiver com sua contabilidade em dia e dentro das normas exigidas pelo fisco, poderá distribuir o lucro total, de forma segura de acordo com o preceitos da lei tributária.

Além dessas, podemos citar ainda os seguintes benefícios em se manter a contabilidade em dia:

  • Facilidade na obtenção de linhas de créditos;
  • Provar aos sócios que se retiram da sociedade a real situação patrimonial, para fins de apuração de haveres ou venda de participação;
  • Prova, em juízo, a situação patrimonial na hipótese de questões que possam existir entre herdeiros e sucessores de sócio falecido;
  • Suprir a exigência do Código Civil Brasileiro quanto à prestação de contas (art. 1.020), etc.

Se a contabilidade da sua empresa não está em dia, sugerimos que procure o mais rápido possível regularizar tal situação, afim de evitar prejuízos financeiros e muita dor de cabeça.

Fale com a gente, agora mesmo!