Ser um MEI – Micro Empreendedor Individual é um desafio e conta com várias vantagens, porém, muitas pessoas desconhecem!

Há também algumas obrigações que você precisa saber, antes de se tornar um MEI. Entre elas, podemos citar as seguintes:

  • É necessário ter um limite de faturamento equivalente a R$ 60.000,00 por ano;
  • Você poderá contratar somente um funcionário;
  • O regime tributário a ser utilizado é o Simples Nacional

Agora que você já sabe das principais obrigações de um microempreendedor individual, saiba quais são os benefícios de se tornar um deles.

Podemos começar falando sobre os benefícios previdenciários. Vamos lá?

  • Auxílio Doença

O auxílio doença é um benefício proporcionado ao trabalhador em casos de incapacidade de continuar trabalhando por conta de algum problema de saúde.

Mas,o estado do indivíduo deve ser comprovado e ele também deve ter contribuído com a previdência por pelo menos um ano (12 meses) para poder receber o auxílio.

  • Aposentadoria por Invalidez

Esse auxílio é recebido nos casos em que o indivíduo é diagnosticado com algum problema que o impeça de seguir com o seu trabalho ou com qualquer outro. Normalmente, são acidentes ou fatos que envolvem problemas físicos de saúde.

Para receber a aposentadoria por invalidez, é necessário ter contribuído com a previdência por um ano (12 anos).

  • Salário Maternidade

O salário maternidade é um benefício para o MEI que acabou de ter um filho e terá que passar um tempo afastado do trabalho por conta do nascimento do bebê. Para recebê-lo, é preciso ter 10 meses de contribuição.

  • Auxílio Reclusão

Em casos de prisão, o MEI receberá um auxílio reclusão, que será destinado à sua família, na maioria dos casos, mas é necessário contribuir com a previdência por dois anos(24 meses) para receber este benefício.

  • Aposentadoria por Idade

Esse benefício é o mais comum de todos, mas também é o que precisa de mais tempo de contribuição, equivalente a 180 meses.

  • Pensão por Morte

A família do microempreendedor recebe pensão por morte caso ele tenha contribuído com a previdência por dois anos (24 meses).

Esses são os principais benefícios previdenciários do microempreendedor. A contabilidade para o MEI garante que você esteja devidamente regularizado para receber todos os benefícios aos quais você tem direito.

Para aproveitar de todas as vantagens de ser um MEI – Micro Empreendedor Individual, conte com a ajuda de um serviço de assessoria contábil para te ajudar a organizar tudo e garantir todos os seus benefícios.

Fale com a gente. Agora mesmo!